Mtecnica

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

DOT5.1 ou DOT5?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Eu purgo as pinças cada track day com ATE DOT 4 Super Blue Racing ou ATE DOT 4 TYP 200. E todos os anos faço um flush completo do sistema.

DOT 5 é diferente de DOT 5.1.

DOT 5 é à base de silicone e encontra-se maioritariamente em veículos industrias e militares devido à sua capacidade anti-humidade. Mas é bastante viscoso e sofre de cavitação (espuma) e está longe de ser ideal para travões "performance".

DOT 5.1 não existe oficialmente nas normas DOT, foi utilizado no incío por marcas como a Castrol para diferenciarem os seus líquidos de travão premium que tinham pontos de ebulição bastante superiores à concorrência, como também melhor viscosidade. Infezlimente a designação DOT 5.1 foi completamente prostituida e hoje em dia qualquer líquido de travões que tenho um ponto de ebulição húmido superior a 180ºC e um pouco menos de viscosidade (o que não é díficil com a tecnologia de fabrico de hoje) é um DOT 5.1.

O melhor é terem a certeza que é DOT 4 (DOT 5.1 = DOT 4 de qualidade), é o que todos os veículos utilizam hoje em dia e garante compatibilidade com os vedantes e outros materias do sistema, que a temperatura de ebulição húmida (com 3% de água) é a mais elevada possível e que a sua viscosidade é a mais recomendada para o tipo de tecnologia que o sistema possui (ESP, VSA e blá blá).

Para track days na minha opinião devem procurar um ponto de ebulição húmido (3% de água) superior a 200ºC e baixa viscosidade (esta é difícil de saber e normalmente só vem na ficha técnica do produto). Por exemplo o Castrol SRF se não me engano anda por volta dos 280ºC húmido! Excelente produto mesmo e tem também uma viscosidade a quente e a frio bastante boa: http://www.goldfren.cz/_download_news/srf_en.pdf.

http://www.superchevy.com/technical/chassis/brakes/0509sc_fluid/index.html

http://www.autoaftermarketnews.com/manchete.php?id=251&cat=23&marca=0

http://www.raceshopper.com/brake_fluid.shtml

http://www.conti-online.com/generator/www/com/it/ate/ate/temi/10_prodotti/30_liquido-freni/download/brake-fluid_flyer_en.pdf
 

Sites parceiros

Faixa publicitária

RL Motorsport